História do Vôlei de Praia
O Vôlei de Praia, que tem sua origem no vôlei de quadra, é um esporte praticado na areia da praia. Foi criado no estado da Califórnia (Estados Unidos), na década de 1960. Porém, tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980. Foi neste período que chegou ao Brasil e espalhou-se pelas praias do mundo todo.
Conhecendo o Vôlei de Praia
O vôlei de praia é praticado numa quadra, demarcada com fita, na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino).
O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui 3 sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve sempre abrir dois pontos de vantagem.
Para marcar o ponto a equipe deve fazer a bola passar por cima da rede e atingir a quadra do adversário.
Federação e Confederação
Internacionalmente, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei de Praia) organiza as competições e eventos de Vôlei de Praia. No Brasil, temos a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).
Conquistas recentes do Brasil no Vôlei de Praia
- Nas Olimpíadas de Atenas (2004), a dupla Adriana e Shelda ganharam medalha de Prata. Ricardo e Emanuel conquistaram medalha de ouro.
- Em 2007, a dupla Larissa e Juliana ficaram em segundo lugar no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Neste mesmo torneio, a dupla masculina Emanuel e Ricardo ganharam o título.
Curiosidade:
- O Vôlei de Praia tornou-se um esporte olímpico em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta (Estados Unidos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário