segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Brasil bate Argentina e vai à final no vôlei

Sem o técnico Bernardinho e seus principais jogadores, a seleção brasileira masculina de vôlei teve mais dificuldade do que em partidas anteriores para vencer a Argentina, por 3 sets a 1, parciais de 26-28, 27-25, 25-22 e 25-15, pela semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, nesta sexta-feira. Invicto na competição, o Brasil espera agora o vencedor de Cuba e México para conhecer seu adversário na briga pelo bicampeonato consecutivo.

A fim de preparar melhor a Seleção para disputa em novembro da Copa do Mundo, torneio que dá três vagas na Olimpíada de Londres-2012, Bernardinho preferiu ficar no Brasil treinando os principais jogadores da equipe. O grupo que foi ao México é composto, em sua maioria, por atletas jovens e comandado pelo auxiliar técnico Rubinho.

A Argentina começou fazendo 2 a 0, mas o Brasil reagiu e o set ficou empatado em 3 a 3. Com a Seleção errando mais, os argentinos conseguiram retomar a dianteira, sempre mantendo uma diferença de dois pontos. A fim de se recuperar no jogo, os brasileiros procuravam forçar o saque para dificultar a defesa adversária.

A disputa acabou voltando a ficar empatada em 19 a 19. A disputa seguia tão equilibrada que era difícil apontar quem venceria o primeiro set. Em erro da Argentina, o Brasil aproveitou e empatou novamente com Lipe em 24 a 24. A disputa continuou emocionante até que a Argentina fechou em 28 a 26 em erro de Wallace Souza.

No segundo set, a tônica da parcial anterior se repetiu, mas, dessa vez, com o Brasil na dianteira do placar. Melhor em quadra, a Seleção, aos poucos, foi conseguindo aumentar a diferença no marcador, chegando a fazer 19 a 11 com bons pontos de Wallace Souza e erros do adversário.

A partir daí o que se viu foram diversas falhas do Brasil. Com a Argentina forçando o saque a todo momento, a diferença de oito pontos foi desaparecendo até que o set ficou empatado em 22 a 22. A Seleção, então, obteve dois pontos seguidos. Primeiro Giustiniano errou golpe de vista em ponto de toque brasileiro. Depois, os brasileiros chegaram ao set point em um bloqueio.

Mas com erros sucessivos de ataque de Thiago Alves, o set voltou a ficar empatado duas vezes, até que, em novo ponto de bloqueio, o Brasil fechou em 27 a 25.

O terceiro set teve um belo rali logo nos primeiros pontos. Pereyra converteu e diminuiu a diferença brasileira para um ponto (5 a 4). O jogo seguiu equilibrado até o meio de rede Gustavo conquistar um ace e a Seleção abrir 11 a 8. Aproveitando os muitos erros do adversário, o Brasil se manteve à frente no placar até o fim, vencendo a parcial por 25 a 22.

No quarto set, o Brasil continuou jogando bem, obteve rapidamente boa vantagem no placar e só foi preciso manter a tranquilidade para garantir a vitória na parcial por 25 a 15 e a vaga na grande decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário