segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Brasil vai a 47 ouros no Pan com vitória do vôlei masculino

O Brasil conquistou o bicampeonato pan-americano de vôlei masculino com uma vitória por 3 sets a 1 (25/11, 24/26, 25/18 e 25/19) sobre a rival Cuba, na madrugada deste domingo, chegando ao total de 47 medalhas de ouro na competição em Guadalajara -- o melhor desempenho da história do país em Jogos Pan-Americanos no exterior.

A melhor marca dos atletas brasileiros em Pans foi conquistada nos Jogos de 2007 no Rio de Janeiro, com 52 medalhas de ouro. A competição deste ano no México, no entanto, é disparada a melhor para o Brasil fora de casa, desbancando os 29 ouros de Santo Domingo-2003.

O ouro do vôlei masculino foi conquistado por uma equipe sem os principais nomes da seleção principal e sem o técnico Bernardinho, que ficaram no Brasil treinando para a Copa do Mundo da modalidade, em novembro, que classifica para a Olímpiada de Londres do ano que vem.

Depois de vencer a primeira parcial da final com facilidade, o Brasil permitiu a recuperação de Cuba no set seguinte e precisou recuperar ritmo intenso do início do jogo para fechar os dois sets seguintes e ficar com a medalha de ouro pela quarta vez nos Jogos Pan-Americanos (venceu também em São Paulo-1963, Caracas-1983 e Rio-2007).

"A gente sabia que seria difícil. Fizemos a melhor partida do campeonato, justamente na final. O time entrou focado e revivemos o Mundial do ano passado, quando também saímos com a vitória", disse o levantador Bruno, principal nome da equipe em Guadalajara ao lado do meio-de-rede Gustavo.

"Eu me senti muito bem nesse grupo. A gente sempre quis muito a medalha. Todo o sacrifício valeu a pena. É muito bom reviver a emoção de ouvir o hino nacional no pódio."

Apesar da vitória no confronto direto com os cubanos, o Brasil vai terminar o Pan de Guadalajara no 3o lugar no quadro de medalhas, atrás de Estados Unidos e Cuba. Os norte-americanos entram no último dia de disputas, neste domingo, com 92 ouros, enquanto os cubanos somam 58.

Nenhum comentário:

Postar um comentário