segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vôlei brasileiro: imbátivel no Pan de Guadalajara

GUADALAJARA, México — O vôlei brasileiro dominou de forma arrasadora os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, ao faturar o ouro tanto no feminino quanto no masculino, além dos títulos conquistados na praia de Puerto Vallarta pelas duplas formadas por Alison e Emanuel e por Larissa e Juliana.

No sábado, os brasileiros confirmaram seu domínio na quadra ao repetirem o resultado do Pan do Rio de Janeiro em 2007, derrotando a arquirrival Cuba na decisão por 3 sets a 1, com parciais de 25-11, 24-26, 25-18 e 25-19.

O próximo desafio da seleção masculina será a Copa do Mundo, que começa no dia 20 de novembro no Japão e classifica as três melhores equipes para as Olimpíadas de Londres em 2012.

A maioria dos titulares não viajou para Guadalajara para preparar esta competição com o técnico principal, Bernardinho, mas a equipe B, comandada pelo auxiliar Roberley Leonaldo, o Rubinho, deu conta do recado.

Os jogadores que mais se destacaram no Pan foram o levantador Bruninho (filho de Bernardinho), o veterano meio-de-rede Gustavo e o jovem oposto Wallace, de 23 anos. "Agora, vamos focar na Copa do Mundo, que será uma competição difícil, mas estamos determinados a chegar à final e conquistar nossa vaga nas próximas olimpíadas", declarou Rubinho à AFP.

Em Londres, os brasileiros esperam conquistar o ouro olímpico, após a decepção de Pequim em 2008, quando perderam na decisão para os Estados Unidos.

Já no feminino, a equipe entrou em quadra para superar outro trauma, a derrota por 3 sets a 2 sofrida no Rio de Janeiro diante de Cuba na final do Pan de 2007. As brasileiras deram o troco, superando as cubanas em outra partida eletrizante, que também terminou no tie-break, com parciais de 25/15, 21/25, 25/21, 21/25 e 15/10.

Na praia, Larissa e Juliana também fizeram uma partida disputadíssima na decisão, mas acabaram conquistando o bicampeonato Pan-Americano ao superarem as anfitriãs Garcia e Candelas por 2 sets a 1, apesar dos gritos da torcida mexicana, que apoiou suas atletas até o fim da terceira parcial, que terminou em 22 a 20 a favor das brasileiras.

Na final do masculino, Alison e Emanuel tiveram mais facilidade para derrotar os venezuelanos Hernandez e Mussa por 2 a 0, com parciais de 21/17 e 21/12, apesar de terem tropeçado na primeira fase, quando perderam para os cubanos Gonzales e Piña.

Nenhum comentário:

Postar um comentário